quinta-feira, 14 de março de 2013

Licença de Uso e Porte de Arma de Defesa Pessoal (B1)



Devido à conjuntura atual, e sobretudo influenciados pela comunicação social, a maioria das pessoas sentir-se-ia mais seguro com uma arma.

Contrariamente ao que acontece nos EUA, em que ter uma arma é um direito, em Portugal ter uma arma é uma exceção.

De acordo com a Lei das Armas, Lei 12/2011 de 27 de Abril, no seu artigo 14.º, pode ser concedida Licença de Uso e Porte de Arma B1 a maiores de 18 anos que reúnam cumulativamente as seguintes condições:

a) Se encontrem em pleno uso de todos os direitos civis;b) Demonstrem carecer da licença por razões profissionais ou por circunstâncias de defesa pessoal ou de propriedade;
c) Sejam idóneos;
d) Sejam portadores de certificado médico, nos termos do artigo 23.º;
e) Obtenham aprovação em curso de formação técnica e cívica para o uso e porte de armas de fogo.

Escalpelizando agora a letra da lei, importa salientar o que realmente pode levar a indeferir um pedido de licenciamento.

Idoneidade, o que é ser idóneo à luz da lei das armas? Ora de acordo com o n.º 2 do do artigo 14, é suscetível de indiciar falta de idoneidade o facto de, entre outras razões devidamente fundamentadas, ao requerente ter sido aplicada medida de segurança ou ter sido condenado pela prática de crime doloso, cometido com uso de violência, em pena superior a 1 ano de prisão. A idoneidade para efeitos de atribuição de uma Licença de Uso e Porte de Arma da Classe B1 é aferida, sobretudo através do Certificado de Registo Criminal emitido pelo Tribunal.

Apesar de a existência de um crime no registo criminal poder ser um constrangimento à obtenção da Licença, existe a hipótese de o requerente solicitar que lhe seja reconhecida a idoneidade ao tribunal em que foi pela última vez condenado, o que se tem revelado fácil de obter e sem grandes constrangimentos.

No ponto 6 do mesmo artigo, esclarece-se que os pedidos são formulados através de requerimento do qual conste o nome completo do requerente, número do bilhete de identidade, data e local de emissão, data de nascimento, profissão, estado civil, naturalidade, nacionalidade e domicílio, bem como a justificação da pretensão.

Neste ponto importa salientar que a justificação da pretensão deve ser muito bem fundamentada, em particular as razões profissionais, circunstâncias de defesa pessoal ou de propriedade que lhe assiste, sob pena de o processo ser indeferido.

Esta é a fase mais importante do pedido, a qual irá decidir se lhe é atribuída a licença de uso e porte de arma de defesa ou não. Neste ponto demonstramos a nossa disponibilidade para o ajudar a fundamentar a sua pretensão, sobretudo na fase inicial, pois com o seu desenvolvimento, torna-se mais difícil assegurar o êxito.

Importa esclarecer que ao pedido de licenciamento de uso e porte de arma antecede o pedido de frequência num Curso de Formação Técnica e Cívica e cuja frequência também é objeto de aferição dos requisitos acima indicados.

Muitas vezes os pedidos são indeferidos por desconhecimento da lei pelos interessados e é este desconhecimento que pretendemos preencher, através deste blog. 

) Esta publicação tem direitos de autor, pelo que não deve ser copiado em autorização do autor.



17 comentários:

  1. Bom dia,
    Sou comerciante, tenho dois minimercados, e os nossos recebimentos são quase todos em dinheiro, apesar de ter terminais de multibanco. Implica ter na minha posse quantidades apreciáveis em monetário porque ainda por cima o banco mais próximo fica a 10km, e com os custos das deslocações não vou lá todos os dias. Com tudo o que se lê nos jornais e o que se houve comentar, começo a ter receio que qualquer dia venha a ser atacado. Por isso estou a pensar em adquirir uma arma, acha que tenho argumentos e justificação para tal?
    Cumprimentos,
    Fernando Rocha

    ResponderEliminar
  2. Sr. Fernando,

    Tenho todo o gosto em ajudá-lo.

    Como deve compreender, para que lhe possa dar uma resposta concreta necessito de mais informação sobre a sua situação.

    Neste sentido, peco-lhe que me contacte através do e-mail exame.armas@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite envieilhe um email ainda nao obtive resposta, gostaria que me ajuda-se.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Alerto o Sr. que publica esta página para o facto de, a cor de letra utilizada não ser adequada a leitura causando cansaço visual.
    Sendo assim peço o favor de, numa próxima oportunidade, mudar para uma cor escura.

    att
    Jose Carmo

    ResponderEliminar
  5. Enviei um mail para si, espero que me possa ajudar!

    Mauro

    ResponderEliminar
  6. Boas , Não estou interessado na B1, na minha situação actual não sinto necessidade de armas de fogo sem ser para levar para o clube de tiro . Mas estou bastante interessado em um dia tirar a licença E porque sinto que realmente faz falta , há uns anos já houve 2 vezes ke tentaram me entrar em casa , sem sucesso porque em ambas estava gente em casa e preveniou se de outras maneiras felizmente . E mesmo na rua já houve situações de perigo , mas tambem em que nada de grave se passou . E também como vou as vezes para o campo de tiro , tenho que transportar armas que me podem ser fortadas e perciso de um meio não letal de evitar que isso alguma vez aconteça , por obvias razões . Se acabar por pedir esta licença , sabe de alguma maneira que possa explicar que seja mais possivel de me ser aceite ? E poderia também dizer se a licença E é tão difficil como a B1 em termos de justificação ? afinal de contas a licença "E " é uma licença não letal... Acho que gás pimenta e isso devia ser para qualquer maior de idade ... ou no minimo para quem têm qualquer uso e porte de armas , afinal ter porte de armas para tiro , e não ter um gás pimenta para evitar furtos e imcompreensivel na minha opinião...

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,
    Gostaria de saber quais os trâmites para obter uma licença de uso e porte de arma de defesa pessoal.
    Tenho um gabinete que movimenta algum dinheiro em liquido o que faz com que seja apetecível, infelizmente, aos larápios. Sendo que trabalho com a minha família, tenho sempre medo que algo aconteça. As únicas vezes que o local foi assaltado, felizmente não estava ninguém, e não costumo deixar dinheiro, mas tendo em conta que por exemplo por vezes fecho às tantas da noite, sozinho, e quero fazer tudo legal, gostaria então de saber como posso fazer. Obrigado de antemão pela atenção e resposta, e acreditem, o medo leva-me a este tipo de opção. Pelo menos que seja para sensação de segurança. Cumprimentos cordiais

    ResponderEliminar
  8. Sr inspector
    vc sabe dizer com qual frequencia é realizado os cursos de formaçao da PSP?
    e tbm uma vez colocado toda a documentaçao qual o tempo de espera por uma resposta?
    obrigado
    Leo

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde.

    eu gostava de saber como posso fazer para obter a licença de uso e porte de arma B1.
    sou médico dentista e muitas vezes saio tarde da clínica com uma boa quantia de dinheiro liquido no bolso.
    Como sou caçador, já tenho licença de uso e porte de arma categoria D. mas andar com a espingarda no bolso não é fácil.

    obrigado

    ResponderEliminar
  10. É assim....
    Pelo q vejo vc constitui todas as condiçoes para dar inicio ao processo.
    Vá a PSP e peça os formularios com a lista de documentos.
    É feito uma media de 2 cusrsos por ano com uma media de 15 a 20 pessoas por curso.
    Vc tem q provar que nessecita de uma arma para sua proteçao mostrando: atestado da sua profissao, local do seu trabalho (perigoso), declaraçao do gerente do seu banco atestando q faz depositos em cash, boletim de ocorrencia da policia se houve algum assalto ou tentativa (se houver)..... Entre outros documentos esses saum os principais....
    Apos vc colocar a documentaçao vaum te chamar para uma entrevista na GNR.... E ali eles vaum decidir se vc vai poder frequentar o curso da PSP ou naum....
    Apos isso.... Vc vai ser chamado ao curso da PSP em Lisboa....
    Seraum 2 dias seguidos.... Um dia teorico e o outro pratico.....
    Apos completar o curso.... Uma semana depois vc volta pra fazer a prova... E apos passar na prova vc vai receber o certificado de aprovaçao no curso.....
    Entrega isso na PSP e espera eles emitirem a sua licença B1 para porte e defesa....
    Qdo esse porte chegar vc vai escolher sua arma no armeiro e qdo decidir manda o documento pedindo licença oara comprar essa arma para a PSP e em 45 dias chega sua licença para comprar a determinada arma.....
    E é isso.....
    Comigo foi tudo assim....
    Desde colocar o primeiro pedido, fazer ccurso, prova, ate ter a arma na cintura demorou exatamente 6 meses.
    Leo

    ResponderEliminar
  11. Boa noite gostaria de saber quantos dias de formação são necessários para obtenção da LUPA classe C e D? Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. A alegação de defesa de propriedade não é suficiente? alegar que a Arma permanecerá sempre em cofre de segurança, e só será retirada para defesa da propriedade em caso de invasão. paulomacau@gmail.com

    ResponderEliminar
  13. Sr inspetor
    Boa noite,trabalho numa casa de fado, em que horário é das 20h às 2horas da manhã.
    E transporto quantias avultadas de dinheiro.E fica numa zona problemática da cidade do Porto (sé)
    Por isso estou a pensar tirar a licença de uso e porte de arma b1.
    Acha que tenho requisitos e justificação para tal?
    Cumprimentos
    Fernando Ramos

    ResponderEliminar
  14. Agradecia que me orientasse na justificação da pretenção de obter licença de uso e porte de arma de defesa, para uma arma B1, que possa ser acolhida positivamente.
    Herdei uma arma; Já tive uma propriedade assaltada por várias vezes; Já tive licença de uso e porte de arma de caça (C); sou consul honorário de um país europeu; tenho idoneidade cívica e cadastro limpo.
    Se me pudesse responder sobre a fundamentação para o meu email ficaria muito grato. (Luiz.sapessoa@gmail.com)

    ResponderEliminar
  15. Boa noite,

    Eu já tenho LUPA classe B1 há uns anos. Mas gostava de saber quais os locais onde não posso, por Lei, portar a minha arma (Além do Banco de Portugal e em Instituições do Estado). Obrigado

    ResponderEliminar